• Ponto House Imobliária

Seguro DFI e MIP


Os seguros tem um papel muito importante no momento da compra de um imóvel, mas nem todos entendem para que serve e quais são cada um deles. Hoje vamos explicar para vocês dois tipos de seguros usados no financiamento imobiliário.




DFI – Danos Físicos ao Imóvel


O seguro de Danos Físicos ao Imóvel cobre prejuízos causados ao imóvel por fatores externos, devendo estar previstos na cláusula contratual.


Para acionar este seguro existe um valor de alíquota, que nada mais é do que um percentual baseado no valor do imóvel no momento de avaliação e contratação do financiamento. Este valor não se altera com o tempo e será dividido e aplicado à todas as parcelas do financiamento.


Caso seja necessário utilizar o DFI, será feita uma perícia para definir o percentual de danos e a indenização corresponderá ao valor para recuperação do imóvel nas mesmas condições anteriores ao incidente. Vale lembrar que este valor é limitado ao valor atual do imóvel, não podendo ultrapassá-lo.



MIP – Morte e Invalidez Permanente


O seguro de Morte e Invalidez Permanente é acionado caso ocorra o falecimento ou acidente que torne qualquer um dos participantes do financiamento a ter invalidez permanente, o valor será destinado à amortização correspondente a participação do integrante no saldo devedor.


O prêmio do seguro (valor pago pela seguradora) será calculado com base na faixa etária do cliente. Quanto maior idade, maior o risco de sinistralidade. Sendo assim, para cada faixa etária existe um valor de alíquota diferente.


No caso de doenças pré-existentes deverá ser entregue um laudo à perícia do banco, onde será feita uma avaliação sobre as condições de saúde do comprador.


Agora você deve estar se perguntando “estes seguros são obrigatórios?”


Sim, os seguros citados acima realizados no SFH (Sistema Financeiro da Habitação) são obrigatórios, com exceção dos empréstimos e financiamentos garantidos por imóveis em construção, nestes casos não há obrigatoriedade na contratação do seguro DFI (Danos Físicos ao Imóvel).



O que você achou de conhecer mais sobre os seguros do financiamento imobiliário?


Interessado em comprar um imóvel? Compre com segurança!


Conheça nossa equipe clicando aqui.

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo