• Ponto House Imobliária

Financiamento Imobiliário

Como você imagina financiar um imóvel? Muitas pessoas, ao ouvir esse termo, ficam na dúvida quanto ao processo. A Ponto House está aqui para simplificar a visão burocrática que costuma existir com relação a esse assunto.



Sempre buscando manter nosso público e nossos clientes informados, criamos um manual descomplicado com o passo a passo desse processo e trouxemos para essa publicação.


Após o contato do cliente, a escolha do imóvel ideal e o envio da proposta, nosso corpo jurídico realiza a negociação com o vendedor. Paralelamente a isso, nossa célula de financiamento já inicia o processo de análise de crédito do comprador junto aos bancos.


Para efetuar a análise de crédito será preciso:


  • Preencher o formulário de pré-análise enviado pelo nosso setor;


  • Efetuar o envio dos documentos solicitados e aguardar a aprovação;


  • Em caso de aprovação, você já terá acesso à sua carta de crédito com as condições e o valor das parcelas e do seguro, bem como a quantidade de parcelas a serem pagas.


Após a aprovação, um engenheiro enviado pelo banco irá até o imóvel para realização do laudo de engenharia e só após esse passo, a assinatura do Contrato de Financiamento será realizada pelas partes.


Apesar da nossa assessoria jurídica já ter analisado os dados de ambas as partes e do imóvel antes mesmo de assinar o Compromisso de Compra e Venda, o banco realizará também uma conferência dos documentos após a vistoria do engenheiro, solicitando as certidões do imóvel e os documentos do comprador e do vendedor.


Assim que o Contrato de Financiamento for assinado pelas partes e pelo banco, e o pagamento da guia de ITBI (Imposto Sobre Transmissão de Bens e Imóveis) for realizado pelo comprador, o contrato, que tem força de Escritura Pública, será levado a Registro no Cartório de Registro de Imóveis.


Vale lembrar que, se esta for a compra do seu primeiro imóvel, você terá um desconto de 50% sobre o Registro no Cartório de Registro de Imóveis. O processo de Registro do imóvel demora, em média, 30 dias para finalização, após isso será liberada a matrícula do imóvel (já com o financiamento registrado), e neste ato, a Matrícula atualizada será retirada e levada ao banco para liberação dos recursos na integralidade na conta do vendedor, o que ainda demora cerca de 5 dias úteis para ocorrer.


Só após todos esses passos, o processo será considerado efetivamente finalizado.

Esperamos ter esclarecido algumas dúvidas e ajudado no entendimento de todo o processo. Lembre-se que só uma empresa séria como a Ponto House, poderá lhe dar segurança para que suas transações imobiliárias aconteçam de forma tranquila e prazerosa.


Conte com nossa equipe!

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo