• Ponto House Imobliária

Garantias Locatícias

Atualizado: Out 16

Nesta publicação vamos falar das mais conhecidas garantias locatícias do mercado imobiliário.


Muitas pessoas sabem apenas o básico sobre as garantias locatícias, hoje vamos mostrar que existem mais opções do que você imagina e que cada uma depende do acordo que foi feito entre o proprietário e o locatário.



A garantia mais conhecida é o Fiador:

Uma pessoa que você conheça se disponibiliza a arcar com qualquer problema que haja no imóvel caso você não tenha condições, essa pessoa deve ter a renda 3 vezes maior que o valor do aluguel do imóvel e ter um imóvel quitado, na maioria dos casos no mesmo munícipio do imóvel que está sendo locado.


Depósito Caução:

Também muito conhecido, o caução em dinheiro, é aquele onde você paga 3 vezes o valor do aluguel, esse valor fica em conta com proprietário e é restituído ao final da locação caso não haja nenhum dano ao imóvel ou qualquer outro débito pendente.


Título de Capitalização:

Valor acordado entre as partes que fica em uma conta da Seguradora e, assim como o depósito caução, é restituído após o termino da vigência. Para utilizar deste meio não é necessária comprovação de renda e nem analise cadastral. Existe também a possibilidade do apoio da assessoria jurídica ao proprietário.


Seguro fiança:

Garantia preferida da maioria dos proprietários. O valor vai para Seguradora e não tem restituição. Existe uma cobertura de danos causados no imóvel, diferente dos valores mais baixos de cobertura das outras garantias locatícias.


Caução de Imóvel:

O locatário deixa seu imóvel como garantia para fazer a locação, podendo esse imóvel ser do próprio inquilino ou de um terceiro caucionante,


Gostou de saber mais sobre os tipos de garantias locatícias? Navegue na aba Mercado Imobiliário e saiba mais sobre processos de locação e compra.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo