• Ponto House Imobliária

Vistoria de Engenharia do Banco


A vistoria de engenharia do banco é parte essencial do processo de financiamento de compra de um imóvel, hoje vamos entender um pouco mais do que se trata essa parte do processo de compra.



Esta etapa ocorre entre a aprovação do crédito do cliente (bem como a escolha do imóvel a ser adquirido) e a análise jurídica, realizada pelo banco financiador. Neste momento, a empresa de engenharia, parceira do banco, entra em contato com a pessoa indicada no formulário do financiamento, para agendar a melhor data.


O engenheiro então vai até o imóvel e realiza a coleta de dados necessários para efetuar o laudo. O intuito desta vistoria é a realização de um laudo, certificando que o imóvel de fato existe, é habitável e qual o seu valor estimado.


Quando o engenheiro avalia o imóvel por um valor menor do que ajustado no contrato de compra e venda, e isso impacta no valor a ser liberado no financiamento, pode ser requisitada uma reavaliação de laudo de engenharia para adequação.


A vistoria existe também para resguardar o banco financiador, por meio de um laudo técnico, que servirá como base para precificar o imóvel em uma possível hasta pública (leilão), que poderá ocorrer por meio de inadimplência do pagamento das parcelas do financiamento imobiliário.


Achou esse conteúdo relevante? Aprenda mais sobre o processo de compra através de financiamento imobiliário.


É a Ponto House gerando conteúdo de qualidade. Venha conhecer nossa empresa!

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo