• Ponto House Imobliária

Você conhece o janeiro branco?

Cuidar da saúde mental é essencial e durante o mês de janeiro acontece a campanha Janeiro Branco.


Muitas pessoas ainda não conhecem a campanha ou seus objetivos e por isso hoje a Ponto House vai falar um pouco a respeito do assunto e também da importância de cuidar da mente.

A campanha foi idealizada em 2014 pelo psicólogo Leandro Abrahão e visa disseminar a cultura dos cuidados psicológicos, chamando a atenção para problemas muitas vezes ignorados por grande parte da população.


A Ponto House bateu um papo com a Psicóloga Ariane de Oliveira Nery para entender um pouco mais sobre o assunto e como podemos aproveitar o mês de janeiro para cuidarmos de nós mesmos: “A campanha Janeiro Branco tem como principal objetivo mobilizar a sociedade para a importância dos cuidados com a saúde mental. O nome da campanha foi escolhido devido ao fato de muitas pessoas associarem o início do ano com a representação de um novo ciclo, de uma página em branco, pronta para ser (re)escrita. A campanha visa a quebra de Tabus relacionados ao tratamento psicológico, como a associação a fraqueza ou a loucura. Essa crença desestimula a procura por serviços de saúde mental e em consequência a realização de um tratamento adequado. Assim como as doenças físicas, as enfermidades psíquicas também exigem cuidados e atenção especializada.

Essa demora na procura pelo tratamento pode agravar ainda mais os sintomas da doença desencadeando um processo de somatização, no qual ocorrem manifestações físicas como consequência das emocionais, dentre elas , alergias, enxaquecas, gastrite, impotência sexual, sem contar os problemas pessoais e sociais nas atividades cotidianas, profissionais, familiares e afetivas. O tratamento psicológico pode atuar na redução e controle dos sintomas, oferecendo ferramentas de enfrentamento do problema, assim como o desenvolvimento de habilidades de resiliência e assertividade. O tratamento adequado pode fazer toda a diferença na garantia do bem-estar e qualidade de vida.”


Agora que você já conhece um pouco a respeito do assunto, que tal olhar um pouco para si, reavaliar alguns conceitos e buscar uma vida com mais saúde em todos os sentidos?


O primeiro passo para estarmos bem é olharmos para nós mesmos e conseguir enfrentar aquelas pequenas coisas que nos incomodam, mas na maioria das vezes jogamos para debaixo do tapete.


Então aproveite que o ano está apenas começando e inicie um novo ciclo na sua vida, cuidando de si e levando essa mensagem a todos ao seu redor para criar um ambiente saudável e agradável para você e aqueles com quem você se importa.


E para quem quiser saber mais sobre o trabalho da Psicóloga Ariane de Oliveira Nery, sigam ela no Instagram @psico.ariane.nery ou entrem em contato pelo número:

(12) 98203-6294

(CRP 06/160488)

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo